CONSCIENCIALIZAÇÃO

CONSCIENCIALIZAÇÃO


—

Está tudo bem

"Ah e tal, eu quero participar mas não tenho tempo para fazer voluntariado nem motivação para me dedicar ao associativismo." Esta é a frase que mais temos ouvido nos últimos tempos. E está tudo bem!

Não tens que ser uma pessoa super pró-ativa, cheia de ideias para projetos ou seres capaz de fazer uma ginástica malabarística para conseguires encaixar coisas na tua agenda. Por isso a nossa terceira área de intervenção é a consciencialização, porque acreditamos que para participarmos ativamente na sociedade temos que saber como o fazer.

Como podes fazer isto connosco?

T-Academy
A nossa comunidade é absolutamente inacreditável e também tu podes fazer parte dela.

Formações e Workshops
Temos um conjunto de ações formativas (com base em educação não formal) que levamos a escolas, instituições e empresas sobre participação cívica e social, responsabilidade social, cidadania ativa, participação democrática, etc. Escreve-nos para pensarmos em conjunto sobre como podemos mudar a tua comunidade!

T-Academy

A T-Academy é uma academia de participação cívica e social, que surge no sentido de democratizarmos o conhecimento, o nosso e o das pessoas que nos foram ensinando como transformar o mundo.

Com esta academia pretendemos:
1. Estimular a participação cívica e social das pessoas nas suas comunidades;
2. Disponibilizar conteúdo formativo acessível a todos;
3. Partilhar conhecimento validado no sentido de empoderar o público-alvo para a resolução do problema da inatividade cívica e social;
4. Consciencializar para os problemas ambientais, sociais e económicos das comunidades e para o papel da responsabilidade de cada um na sua resolução.

Aqui vais poder encontrar conteúdos nas áreas do voluntariado, participação, criatividade, educação não formal, ativismo, objetivos de desenvolvimento sustentável, associativismo e muito mais!

Se já estás registado acede aqui à plataforma

Investe em ti

Através de um Donativo Justo Anual | Valor mínimo 5€

📚 Acesso a Lives e Workshops novos todos os meses, focados em Associativismo, Voluntariado, Ativismo e Cidadania
📚 Conteúdos na plataforma online Notion (atualizados todos os meses)
📚 Entrada direta na comunidade t-academy, no Slack
📚 Momentos de interação com formadores e oradores
📚 Acesso a recursos práticos, ferramentas e oportunidades partilhadas dentro da rede
📚 Acesso a formações, oportunidades de trabalho e de convívio partilhadas dentro da rede

Quero fazer parte disto

Público Alvo

Professores

Porque precisam de estratégias para trabalhar a participação cívica e educação para a cidadania dos alunos, de uma forma atrativa, dinâmica e baseada em educação não formal.

Organizações que trabalham com jovens

Porque, à semelhança dos professores, não sabem muitas vezes como envolver a comunidade numa direção comum, não conseguem motivar os jovens a participar nas atividades, não têm modelos de gestão de voluntariado e desconhecem as boas práticas portuguesas e internacionais de participação.

Pais

Porque querem estimular a participação social dos filhos, no sentido de os tornarem cidadãos mais envolvidos e responsáveis.

Técnicos municipais

Porque precisam de perceber como incorporar estratégias de educação não formal no processo educativo e nas políticas da juventude.

Jovens e adultos

Porque querem envolver-se mais mas não sabem como. Porque precisam de se inspirar com que já está a fazer acontecer!

Escola de Participação Cívica e Social