Stand Up for Something


—

O voluntariado é, para nós, a maior ferramenta de transformação das comunidades. Mas muitos continuam a dizer que querem muito contribuir mas não sabem como, por isso, nós vamos à procura das melhor iniciativas de voluntariado para que te possas envolver nesta transformação.

Este é o nosso maior payback! De outubro e dezembro mostramo-vos 10 causas, 10 organizações, onde se podem envolver através do voluntariado e fazer a diferença. E no dia 5 de dezembro, Dia Internacional do Voluntariado, lançamos um mapeamento com imensas oportunidades de voluntariado, em áreas diferentes e no país todo.

Oportunidades de Voluntariado
—

Saúde

NÚVEM VITÓRIA - Fernanda Freitas
A Associação Nuvem Vitória foi fundada em 2016 e desenvolve um trabalho voluntário único no mundo. Todas as noites, as equipas de voluntariado contam histórias de embalar a crianças que estão longe dos seus ambientes familiares.
Estivemos à conversa com a Fernanda Freitas que nos trouxe uma perspectiva incrível sobre o voluntariado!!

—

Clima

Neste segundo episódio juntamos duas organizações que trabalham em frentes diferentes mas com o mesmo propósito: mudar comportamentos, hábitos de consumo, educar para o futuro e garantir que saímos desta crise climática.

MOVIMENTO CLARO - Carolina Gonçalves
Tornar o oceano mais claro, reduzindo o uso e aumentando a consciência dos danos que o plástico descartável causa no ambiente, é o grande objetivo do Movimento Claro.
Visitamos a Carolina que, perto do mar, nos explicou como o voluntariado pode ser importante no combate ao uso de plástico descartável.

FRUTA FEIA - Margarida Cruz
Este projecto visa combater uma ineficiência de mercado, criando um mercado alternativo para a fruta e hortaliças “feias” que consiga alterar padrões de consumo.
A Margarida da delegação de Cedofeita da Fruta Feia veio-nos apresentar o projeto e clarificar como cada um de nós pode ajudar no combate ao desperdício alimentar.

—

Refugiados

PROJETO LAR - Vanessa Rei
O Projeto LAR é um projeto de integração sócio-profissional de migrantes e refugiados em meio rural. Através de um modelo de cooperação com entidades públicas e privadas pretendem garantir trabalho, formação e casa para as famílias criando condições para que estas fiquem em Portugal a longo prazo ou de forma permanente.
Conheçam a Vanessa e este projeto maravilhoso que vai receber em breve as primeiras famílias!

—

Cultura

TEDxPORTO - Norberto Amaral
Os eventos TEDx acontecem um pouco por todo o país e pelo mundo com equipas voluntárias que querem partilhar ideias. Hoje vamos apresentar-vos o TEDxPorto!
O TEDxPorto é uma conferência TEDx organizada de forma independente por uma equipa voluntária e local, que reúne pessoas numa partilha de conceitos, ideias e experiências entusiasmantes e que motivam a intervenção humana na comunidade portuense.

—

Educação

UDREAM - Diogo Mendes
A U.DREAM (UD) é um projeto educativo que tem como missão educar os estudantes do ensino superior para o impacto social, através de um programa de dois anos que se foca no desenvolvimento de competências pessoais e na sua direta envolvência na comunidade.
UD desenvolveu um programa de 2 anos onde desenvolve individualmente cada um dos estudantes através de uma viagem profunda sobre quem são ao mesmo tempo que os envolve diretamente na comunidade através de diferentes projetos de impacto social. Vejam o vídeo para saber mais sobre projeto!

—

Desporto

Escolinha de Rugby da Trofa - Daniela Vieira
A Escolinha da Rugby da Trofa pretende promover o sucesso escolar e reduzir as taxas de retenção, prevenindo o abandono escolar precoce, através do desporto. O Rugby e os seus princípios de jogo como ferramenta para a consolidação de processos de mudança de comportamentos e atitudes.
Venham conhecer a Daniela e a Escolinha que promove a igualdade de oportunidades e género numa intervenção focada na prevenção, para todos, independentemente da sua cor, etnia ou classe social.

—

Envelhecimento ativo

Vintage for a Cause - Helena Antónia
Todas as peças da Vintage For a Cause são feitas à mão por costureiras séniores. O objetivo é criar mais oportunidades para mulheres com mais de 50 anos, valorizando todas as formas de trabalho, principalmente aquelas que se estão a perder, como a costura tradicional. O reconhecimento dessas talentosas mulheres é feito dentro dos programas e workshops de inclusão social: Da vovó à moda.
A Vintage quer reduzir o impacto negativo da indústria da moda no meio ambiente, redesenhando a moda para fechar o ciclo vai levar-nos a um mundo mais sustentável. Venham conhecer este projeto incrível e a super mulher Helena Antónia.

—

Animais

Animais Como Nós - Vanessa Postiga
A Animais Como Nós resgata, trata e reencaminha, para famílias responsáveis, animais abandonados ou animais de rua na zona de Vila do Conde e da Póvoa do Varzim, desde 2010. Perante a falta de apoios e numa sociedade em que para muitos os animais ainda são considerados objetos, esta organização acredita que todos têm direito a um lar e a ser felizes, pelo que um dos nossos principais pilares é divulgação dos animais que formos ajudando para que sejam BEM adoptados.
Se a causa animal é a tua causa, vem conhecer a Vanessa e a Animais Como Nós!

—

Política

Catraia, Associação de bodyboard e Associação de Moradores da Praia da Tocha - Francisco, Tiago e Manuel
A política não é só para os partidos políticos, é para todos que querem contribuir para a sua comunidade. Nest episódio vamos conhecer três entidades trabalham em conjunto em prol da comunidade da Praia da Tocha, o Francisco da Catraia, o Tiago da Associação de bodyboard da Praia da Tocha e o Manuel da Associação de Moradores da Praia da Tocha.
Vem saber mais sobre como estas associações em conjunto com o poder local contribuem para uma melhoria da comunidade da Praia da Tocha.

—

Igualdade de género

He for She - Maria João Medeiros
O He for She é um convite para que os homens e pessoas de todos os géneros se demonstrem solidários às mulheres com o objetivo de formar uma frente unida e ambiciosa em direção à igualdade de género.
Venham conhecer a Maria João e o He for She neste último episódio do Stand Up For Something.

Existem imensas oportunidades para fazeres voluntariado no nosso país, em diferentes áreas, de forma regular ou pontual. Preparado para fazeres a tua parte? Clica no botão para veres as opções.

Se és uma associação/organização que tem oportunidades de voluntariado clica AQUI e adiciona as tuas oportunidades.

Oportunidades de voluntariado